

Clube News
Usar o celular de forma excessiva pode causar fadiga no psicológico
Publicado em 14/12/2022

Com a atual tecnologia, temos o mundo na palma das mãos, e quando se trata de facilitar nossa comunicação, podemos contar com aplicativos de conversa, redes sociais e e-mails, mas algo que muitos ainda não sabem é que o uso excessivo de tais recursos pode gerar cansaço e esgotamento mental.
Tal impacto psicológico foi definido como ‘fadiga da disponibilidade’ por alguns especialistas, ou seja, um estado onde a pessoa se sente cansada e esgotada por ter uma necessidade de estar acessível demais.
Em 2021, a Gallup realizou um estudo mostrando que 28% das pessoas que estão disponíveis para o trabalho em tempo integral se sentem exaustas “muito frequentemente” ou “sempre”. Pelo menos 48% relataram se sentir esgotada às vezes.
Se desvencilhar do uso do celular pode ser algo quase impossível, mas é possível moderar, como explica o psiquiatra Rodrigo Menezes Machado:
“Tentar criar a distinção da janela da vida e do trabalho. Seja com celulares diferentes, um para o trabalho e outro da vida pessoal, números diferentes, um deles business para avisar que não está disponível”.