Clube News

Pesquisa Revela: Pessoas Casadas são Mais Felizes que Solteiras, Destacando Importância da Companhia

Publicado em 15/02/2024

Pesquisa Revela: Pessoas Casadas são Mais Felizes que Solteiras, Destacando Importância da Companhia

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que pessoas casadas tendem a ser mais felizes do que aquelas que permanecem solteiras, destacando a importância do estado civil na necessidade humana de socialização e companhia.

Para ilustrar esse resultado, a Band entrevistou o casal Cláudio e Karen, que compartilham uma união de 23 anos. Enquanto ela aprecia mais as festas, ele prefere o conforto do sofá. "Eu sou mais feliz, sim. Eu tenho um companheiro. Tenho alguém que está comigo e que vai estar em casa quando eu chegar e vamos estar juntos", afirmou Karen Ramos, funcionária pública.

A pesquisa, que ouviu 2,5 milhões de adultos entre 2009 e 2023, abordou a questão: "Como você avalia sua vida atual e seu nível de felicidade?". Os resultados mostraram que entre as pessoas casadas, os níveis de felicidade foram de 12% a 24% mais altos em comparação com os solteiros.

Pesquisa Revela: Pessoas Casadas são Mais Felizes que Solteiras, Destacando Importância da Companhia

"A felicidade no casamento pode estar relacionada à identidade pessoal. Se você sabe quem é, você será feliz consigo mesmo, seja casado ou solteiro", analisou a psicanalista Nádia Gibrão.

No entanto, o estudo levanta uma questão intrigante: será que é o casamento que torna as pessoas mais felizes, ou são as pessoas já felizes, por outros motivos, que buscam mais frequentemente a estabilidade de um relacionamento? Esta pergunta ainda não encontrou uma resposta clara.

Além disso, fatores como gênero, nível de escolaridade, raça e idade também influenciaram nos resultados obtidos pela pesquisa. "O casamento, por si só, não garante a felicidade. É necessário estar confortável na relação, sentir-se amado e respeitado", destacou o casal entrevistado.

Essa pesquisa alimenta o debate sobre os aspectos psicológicos e sociais do casamento e da felicidade, ressaltando a importância da qualidade das relações interpessoais na busca pelo bem-estar emocional.