Clube News
PEC propõe fim da jornada de trabalho 6 x 1 para garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores
Publicado em 11/11/2024
Neste fim de semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a jornada de trabalho 6 x 1 ganhou destaque nas redes sociais. A medida, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), busca reunir 171 assinaturas de parlamentares para avançar no Congresso. A iniciativa é parte do movimento Vida Além do Trabalho, liderado por Rick Azevedo (PSOL), que pressiona por mudanças nas leis trabalhistas para assegurar mais tempo de descanso aos trabalhadores brasileiros.
A escala 6 x 1, permitida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), exige que o trabalhador trabalhe seis dias consecutivos, com apenas um dia de folga semanal, sendo comum em setores com alta demanda, como serviços, indústrias e hotelaria. Em contrapartida, a proposta de Hilton argumenta que a carga horária nesse modelo resulta em exaustão e prejudica a saúde física e mental dos empregados, além de comprometer o convívio familiar e social.
Além de extinguir a escala 6 x 1, a PEC sugere alternativas, como a implementação da escala 4 x 3, em que os trabalhadores teriam três dias de descanso para quatro dias trabalhados, modelo que já é realidade em países como Islândia e Bélgica. Essa mudança poderia adaptar a legislação trabalhista às novas demandas por bem-estar e produtividade.