Clube News

Janeiro registra cinco casos positivos de dengue em Votuporanga

Publicado em 02/02/2018

Janeiro registra cinco casos positivos de dengue em Votuporanga

A Secretaria de Saúde de Votuporanga informou os dados das arboviroses de janeiro. O primeiro mês de 2018 registrou apenas cinco casos positivos de dengue no município. Em 2017, foram confirmados 35 casos, número bem abaixo dos 839 registrados em 2016. A queda ocorreu devido a implantação de políticas municipais de combate ao mosquito Aedes Agypti, que vem resultando em um comprometimento maior da população.

Embora os números sejam baixos, a Secretaria de Saúde intensifica dia a dia as ações, principalmente, quando são registrados novos casos suspeitos e confirmados da doença e solicita a contínua colaboração da população visto que o período é propício para o aumento do número de larvas e do vetor (mosquito). Outro fator que preocupa, neste ano, é o alto volume de chuvas na região, que foi sete vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Ações de combate

Durante todo o ano de 2017, a Secretaria promoveu inúmeras ações de conscientização junto à população. Diariamente, agentes do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), órgão coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvem trabalho de controle ao Aedes Agypti por intermédio de visitas nas casas, com eliminação de criadouros, bloqueios, pulverizações e orientações aos moradores. Também foram realizados mutirões aos sábados e trabalhos de educação em saúde nas escolas, indústrias, clubes de serviços, igrejas, entre outros.

O número de agentes de combate a endemias atuando nestes trabalhos também aumentou no ano passado. A Prefeitura contratou mais 14 profissionais, por meio de concurso público, que contribuíram para melhoria das ações de combate ao mosquito.