

Clube News
Ilha dos Gatos:
Publicado em 20/09/2018

A Ilha de Aoshima, também conhecida por 'Ilha dos Gatos', é uma pequena porção de terra situada na Prefeitura de Ehime, no Japão, onde existem mais felinos do que seres humanos. Para se ter uma ideia, a proporção é de seis bichanos para cada cidadão. Mas o que terá ocasionado esse estranho fenômeno?
Os gatos andam livremente pela ilha de Aoshima, seja para ficar de boa no sol ou povoar a tranquila vila.
Em 1945, existia uma vila de pescadores na Ilha dos Gatos com pouco mais de um quilômetro. Estima-se que cerca de 900 pessoas viviam por lá.
Para ajudar no controle de pragas, os pescadores trouxeram uma pequena colônia de gatos de várias raças. É que nos barcos proliferava uma grande quantidade de ratos.
Os felinos multiplicaram-se de forma rápida, estranhamente no mesmo ritmo que a população humana foi diminuindo. Em 2013, estimava-se que apenas 50 pessoas moravam na ilha.
Os residentes cuidam dos gatos e veterinários também costumam ir para a ilha para conferir como estão os felinos.
Os 'cat cafes' (ou cafés de gatos) são populares em Tóquio. É ideal para os amantes de felinos que não podem ter um animal de estimação por conta da restrição de regras residenciais em algumas áreas da capital japonesa.
Por todo o lugar! Basta ter um espaço aconchegante, um degrau ou um telhado para que um gato já assuma esse local como a sua casa.
Os gatos da Ilha de Aoshima são, naturalmente, muito relaxados.
É desta forma que esses gatos agem quando deixam de ser animais de estimação. Esse felino de cima até parece saber uns golpes de karatê!
Os felinos estão sempre atentos a qualquer sinal da chegada de um forasteiro...
A pequena ilha tem ganhado popularidade na internet. Vários barcos com turistas têm atracado na ilha para os visitantes conferirem de perto essa comunidade peculiar.
Não existem restaurantes, carros, lojas ou quiosques na ilha. Se planeja um passeio por lá, é bom já ir preparado e levar os suprimentos!
É fácil agradar esses habitantes. Os gatos sobrevivem bem com as suas bolas de arroz, barras de energia, batatas e restos de peixe com os quais se alimentam.
Com o passar dos anos, a população de gatos aumentou consideravelmente, enquanto os cidadãos residentes passaram a ser menos de 100.
Os gatos estão sendo supostamente esterilizados de forma a diminuir a população existente em Tashirojima. A ideia seria equilibrar com o número de residentes humanos já tão reduzido?