

Clube News
Governo Federal Lança Programa "Celular Seguro" para Combater Roubo de Aparelhos
Publicado em 19/12/2023

Diante do crescente número de roubos e furtos de celulares no Brasil, o Governo Federal anuncia o lançamento do programa "Celular Seguro", uma iniciativa destinada a combater esse crime que tem apresentado um aumento de mais de 16% em 2022, em comparação com o ano anterior, conforme apontado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2023. No centro da cidade de São Paulo, por exemplo, a incidência desse tipo de crime atingiu mais de uma ocorrência por hora entre os dias 4 e 10 de dezembro.
O aplicativo "Celular Seguro" proporcionará aos proprietários de aparelhos roubados a capacidade de bloquear o acesso a aplicativos bancários e à linha telefônica, simplificando o processo de proteção das informações e impedindo a utilização indevida do dispositivo.
Para utilizar o aplicativo, os usuários precisarão realizar um cadastro informando seu número de telefone, os aplicativos bancários instalados e, opcionalmente, incluir contatos de confiança. Em caso de roubo, o dono do aparelho poderá comunicar rapidamente esses contatos ou acessar o site correspondente para efetuar o bloqueio com apenas um clique, eliminando a necessidade de contatar individualmente cada banco e operadora.
"Na hora que ela apertar o registro da ocorrência, esse arquivo vai direto para a Anatel, que vai bloquear o aparelho em até 24 horas. E também, vai direto para os bancos que bloquearão a Internet Banking dessa pessoa", explicou Ricardo Cappelli, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá um prazo de 24 horas para bloquear o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), uma espécie de número de identificação único para cada aparelho. Mesmo que os criminosos consigam modificar o IMEI, o bloqueio dificultará a revenda ilegal.
Vale ressaltar que, inicialmente, o programa não incluirá o bloqueio de aplicativos de entrega de comida, transporte e mensagens, sendo planejado que esses serviços adiram ao programa em um momento subsequente. O "Celular Seguro" representa um esforço significativo para proporcionar maior segurança aos cidadãos em um cenário de crescente incidência de crimes relacionados a dispositivos móveis.
Confira a matéria exibida pelo Jornal da Band: