

Clube News
Ex-empresário do Coldplay processa a banda por mais de R$ 59 milhões
Publicado em 06/09/2023

Dave Holmes, ex-empresário da banda Coldplay, está movendo um processo contra o grupo britânico, buscando mais de 10 milhões de euros, o equivalente a cerca de R$ 59 milhões. A disputa surgiu após Holmes encerrar sua relação comercial com a banda em 2022 e agora ele busca na Justiça do Reino Unido o pagamento de supostas comissões não recebidas.
De acordo com documentos apresentados às autoridades, o Coldplay teria firmado um acordo com Holmes, no qual o ex-empresário receberia uma porcentagem dos álbuns lançados pela banda. Holmes alega que tem direito a comissões referentes ao 10º, 11º e 12º álbuns da banda britânica. Segundo a revista norte-americana Variety, a quantia antecipada paga ao grupo liderado por Chris Martin ultrapassa os 80 milhões de euros.
Outro ponto de contenda mencionado por Holmes foi a tentativa da equipe do Coldplay de rebaixá-lo de empresário responsável por assuntos de estúdio e negociações de álbuns para chefe de turnê. Em sua ação legal, Holmes busca que a Justiça crie uma documentação que garanta seu acesso às comissões dos discos da banda.
No entanto, representantes do Coldplay argumentam que os contratos mencionados nas acusações expiraram no ano passado e, desde então, a banda decidiu seguir em outra direção, desvinculando-se do empresário.