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Consumo de cerveja no Brasil em 2022 foi de pouco mais de 15 bilhões de litros

Publicado em 20/02/2023

Consumo de cerveja no Brasil em 2022 foi de pouco mais de 15 bilhões de litros

A retomada dos grandes eventos, festivais musicais, festas tradicionais e torneios esportivos impulsionou o consumo de cerveja em 2022 no Brasil, atingindo o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, um aumento de 8% em relação aos 7,7% em 2021, de acordo com uma pesquisa da empresa de mercado Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja - SINDICERV. 

"Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado às restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a importância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil", explica Márcio Maciel, Presidente Executivo do Sindicerv. 

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e a cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com uma massa salarial de R$ 27 bilhões. Em termos de faturamento, as vendas da cadeia cervejeira apresentaram um aumento de 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões em comparação a R$ 231,6 bilhões no ano anterior. 

No ano passado, o Brasil produziu 12.356 toneladas de lúpulo, segundo a Aprolúpulo (Associação dos Produtores de Lúpulo). O fruto é uma das principais matérias-primas utilizadas na produção de cerveja. O estado do Rio de Janeiro lidera a produção de mudas, chegando a 26.539 unidades no ano passado. 

Consumo de cerveja no Brasil em 2022 foi de pouco mais de 15 bilhões de litros

Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, representando 97% do volume total de vendas de cerveja no varejo, com uma notável performance de vendas das cervejas premium entre os consumidores. 

A pesquisa revelou, no entanto, que a categoria de cervejas sem álcool foi uma das mais bem-sucedidas, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação dos produtos pelas fabricantes. 

A projeção do volume em litros é de aproximadamente 390 milhões, correspondendo a um aumento de 37,6% nas vendas em comparação com 2021 (284,6 milhões/litro).