

Clube News
Educação de São Paulo implementa novo currículo para o ensino médio
Publicado em 16/02/2021

Os mais de 470.000 alunos matriculados na 1ª série do ensino médio em mais de 3.700 escolas estaduais de São Paulo estreiam neste ano o novo currículo.
São Paulo foi o primeiro estado do país a construir o documento, a partir da escuta de toda a rede, determinado pela lei de reforma do ensino médio, sancionada em 2017.
Segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, o novo ensino médio tem como principal vantagem aproximar os estudantes das transformações da sociedade e do mundo do trabalho, dando mais sentido a este ciclo do ensino que sofre com altas taxas de abandono e evasão escolar.
A partir de junho, todos os estudantes da 1ª série do ensino médio terão de escolher quais itinerários irão cursar a partir da 2ª série.
O estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira).
Podem escolher ainda matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.
Para concretizar a implementação do currículo, a Secretaria Estadual da Educação vai oferecer formação continuada ao longo de todo ano aos professores do ensino médio.