Clube News

Confronto em Gaza: IDF atinge alvos e mata altos funcionários do Hamas

Publicado em 10/10/2023

Confronto em Gaza: IDF atinge alvos e mata altos funcionários do Hamas

Na terça-feira, a Força de Defesa de Israel (IDF) anunciou que atingiu mais de 200 alvos na Faixa de Gaza durante a noite e capturou e matou dois altos funcionários do Hamas, Yoad Abu Shamala, ministro das Finanças de Gaza, e Zakaria Abu Ma'amr, alto funcionário da mesma organização e chefe do departamento de relações internas, de acordo com um comunicado.

O conflito entre Israel e o Hamas entrou em seu quarto dia com ataques intensos na Faixa de Gaza. Ambos os líderes do Hamas morreram durante os bombardeios aéreos lançados na noite anterior, conforme informou o comunicado da IDF.

O comunicado militar destacou que "a partir de sua posição, Abu Shamala gerenciou o financiamento do terrorismo dentro e fora da Faixa de Gaza. Ele liderou várias operações contra civis israelenses e contra o Estado de Israel." Abu Ma'amr, por sua vez, "participou das decisões da organização e do planejamento de inúmeras atividades terroristas contra o Estado de Israel."

Confronto em Gaza: IDF atinge alvos e mata altos funcionários do Hamas

Desde segunda-feira, Israel intensificou sua campanha de bombardeios aéreos em toda a Faixa de Gaza, com ênfase especial no bairro ao redor da mesquita Al Forqan, na cidade de Khan Younis, no sul da Faixa. O Exército israelense também informou que encontrou os corpos de 1.500 membros do Hamas, mortos após os ataques do grupo terrorista palestino a Israel no último sábado.

A guerra, que se desenrola desde sábado, já resultou em mais de 1.800 mortos, sendo mil em território israelense e cerca de 830 na Faixa de Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde em Gaza. O porta-voz militar Richard Hecht declarou: "Cerca de 1.500 corpos de combatentes do Hamas foram encontrados em Israel e ao redor da Faixa de Gaza."

Apenas na terça-feira, ocorreram 100 ataques contra a área de Khan Younis, considerada por Israel como "um centro da organização terrorista Hamas, de onde são lançadas operações contra Israel." Navios das Forças Navais de Israel também bombardearam a área. A agência palestina "Sanad" relatou que o fogo da artilharia naval destruiu vários barcos de pesca no porto de Khan Younis.

Além disso, Israel realizou bombardeios na zona de Rafah, na fronteira com o Egito, para destruir um túnel usado para contrabandear armas e equipamentos para Gaza, acrescentou o comunicado israelense.

Desde a manhã de hoje, projéteis lançados de Gaza atingiram várias áreas adjacentes à Faixa, resultando na morte de duas pessoas, ambas trabalhadores estrangeiros, na área de Eshkol, devido ao impacto dos foguetes. Ao meio-dia, os alarmes antiaéreos soaram também no centro de Israel, indicando a chegada de projéteis à periferia sul de Tel Aviv, embora não tenham sido relatados feridos.