

Clube News
#CineClube - Oscar 2022
Publicado em 11/02/2022

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acabou liberando a lista com as indicações ao Oscar 2022, e além dos títulos que tem se destacado pelas temporadas de premiações, a lista também revelou algumas surpresas.
Vamos conferir a seguir, uma lista com filmes, atrizes, atores, roteiristas, compositores e outros que não imaginariam que seriam indicados ao Oscar. E vamos para as indicações:
Melhor Filme: ‘No Ritmo do Coração’
Este é um drama bem intimista que aborda a história de uma família de surdos e sua filha ouvinte, interpretada por Emilia Jones, que decide buscar seu sonho de construir uma carreira musical. Apesar das tentativas em conquistar indicações para alguns nomes do elenco, em especial Troy Kotsur, ‘No Ritmo do Coração’ acabou se tornando o primeiro longa-metragem com elenco predominante surdo a ser indicado como melhor filme. O filme pode ser assistido pelo Amazon Prime Vídeo.
Melhor Atriz: Penélope Cruz em ‘Mães Paralelas’
Já que Lady Gaga (Casa Gucci) ficou de fora da lista do Oscar, surgiu a oportunidade para a atriz espanhola voltar ao páreo da Academia por seu trabalho com Pedro Almodóvar. Penélope Cruz está em sua quarta indicação ao Oscar, sendo a primeira desde 2010, quando fez parte das indicações pelo musical ‘Nine’, tendo levado no ano anterior, em 2009, o Oscar por ‘Vicky Cristina Barcelona’.
O papel da atriz em ‘Mães Paralelas’ é um dos principais, mostrando mulheres em diferentes momentos da vida que acabam se encontrando por acaso em um hospital enquanto dão à luz a seus bebês. ‘Mães Paralelas’ chega à Netflix no dia 18 de fevereiro.
Melhor Ator Coadjuvante: J.K. Simmons (Apresentando os Ricardos)
Até o momento, dentre todos os grandes prêmios televisionados da temporada, o único que rendeu uma indicação a J.K. Simmons, devido sua performance em ‘Apresentando os Ricardos’, foi o Critics Choice Awards, deixando o mesmo de fora das listas do SAG Awards e BAFTA. O ator J.K Simmons não esperava uma vaga entre os nomes que compõem a lista de indicações ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas a Academia acabou provando o contrário.
O papel interpretado pelo ator no longa, que tem direção de Aaron Sorkin, é de um dos astros da clássica série ‘I Love Lucy’, William Frawler. O conteúdo abordado em ‘Apresentando os Ricardos’ é uma crônica de uma semana complicada na produção do seriado, envolvendo acusações políticas contra Lucille e até uma crise matrimonial. O filme está disponível no Amazon Prime Video.
Melhor Atriz Coadjuvante: Jessie Buckley (A Filha Perdida)
A jovem irlandesa da vida a versão mais jovem de Leda, protagonista de ‘A Filha Perdida’, apresentada em flashbacks essenciais para o enredo do longa, dividindo o papel com Olivia Colman, também indicada ao Oscar de melhor atriz. O nome de Jessie Buckley acabou se tornando uma surpresa na lista de indicados, já que atriz não conquistou muito a atenção de prêmios anteriores.
A responsável pela direção da produção, Maggie Gyllenhaal, também indicada ao Oscar de melhor roteiro adaptado, e neste trabalho, ela mostra a personagem Leda com mais idade aproveitando as férias na Grécia, onde encontra uma jovem mãe que acaba despertando memórias de seu passado. ‘A Filha Perdida’ está disponível no catálogo da Netflix.
Melhor Roteiro Original: Eskil Vogt & Joachim Trier (The Worst Person in the World)
A produção norueguesa ‘The Worst Person in the World’ era considerada, ao lado do drama japonês ‘Drive My Car’, como filme fora do eixo Estados Unidos – Reino Unido que tinha grandes chances de impactar as categorias principais do Oscar.
Tal indicação na categoria de roteiro original é muito mais do que bem-vinda para Trier e Eskil Vogt, mesmo com o destaque de seu romance sendo considerado menor que ‘Drive My Car’, que recebeu indicações de melhor roteiro adaptado, melhor direção e melhor filme.
‘The Worst Person in the World’ traz a personagem Julie, interpretada por Renate Reinsve, que por quatro anos, percorre um caminho de diversos relacionamentos pessoais e profissionais para se descobrir.
Melhor Trilha Sonora: Germaine Franco (Encanto)
A animação da Disney, ‘Encanto’, traz canções de Lin-Manuel Miranda que agradaram, e muito, a crítica e o público desde o seu lançamento, mas um fato curioso é que a trilha instrumental original de Germaine Franco não teve um reconhecimento significativo durante a temporada de premiações, se bem que a última vez que uma trilha instrumental da Disney Animation foi indicada ao Oscar, foi em 1998 em ‘Mulan’, época em que a categoria de melhor trilha se dividia entre drama e comédia.
A animação ‘Ecanto’ mostra a família Madrigal, onde cada integrante, ao atingir certa idade, recebe um dom especial de acordo com sua personalidade, com exceção de Mirabel, protagonista que pode ser a única apta a salvar a magia da família quando ameaças surgem em seu caminho. ‘Ecanto’ já está disponível aqui no Brasil pela Disney+.
Melhor Cabelo e Maquiagem: Um Príncipe em Nova York 2
A dupla Eddie Murphy e Arsenio Hall dão vida à vários personagens diferentes no longa ‘Um Príncipe em Nova York 2’, um feito que Eddie Murphy já apresentou nas produções ‘O Professor Aloprado’, vencedor do Oscar de maquiagem, e ‘Norbit’, indicado na mesma categoria. E apesar da produção não ter feito parte de premiações anteriores ao Oscar, muitos apontam que não é surpresa alguma que ‘Um Príncipe em Nova York 2’ faça parte da lista desta edição.
Dando sequência ao clássico lançado em 1988, Eddie Murphy retorna como príncipe Akeem, viajando novamente de Zamunda à Nova York ao descobrir que tem um filho, e como na tradição de seu país só os homens podem reinar, e por ter apenas filhas mulheres, Akeem vai em busca de seu herdeiro para assumir o trono. Confira ‘Um Príncipe em Nova York 2’ no Amazon Prime Video.
Melhor Canção Original: Diane Warren (“Somehow You Do”, de Four Good Days)
Com sua décima terceira indicação na carreira, não precisamos nem dizer que a compositora Diane Warren é uma queridinha do Oscar, trazendo em sua lista, clássicos como “I Don’t Wanna Miss a Thing” do filme ‘Armageddon’ e “Til It Happens to You” de ‘The Hunting Ground’, e provavelmente, por estes destaques é que seu trabalho feito em ‘Four Good Days’ engloba a lista de indicados da Academia. Se ela vai levar ou não o prêmio, só vendo para saber, já que ultimamente Diane não tem andado lado a lado com a sorte.
A história de ‘Four Good Days’ apresenta a jovem Molly, personagem vivia pela atriz Mila Kunis, tomando a decisão crucial de tratar seu vício em drogas, relatando ainda alguns dias difíceis ao lado de sua mãe, Deb, interpretada pela atriz Glenn Close.
Se você quiser conferir esta produção de Rodrigo García, ela está disponível para alugar ou comprar nas seguintes plataformas: Looke, iTunes, Claro Vídeo e Google Play.
Melhor Filme Internacional: A Felicidade das Pequenas Coisas
Boa parte dos nomes indicados a melhor filme internacional para o Oscar 2022 figuraram em várias premiações que antecederam a da Academia, exceto ‘A Felicidade das Pequenas Coisas’, um drama butanês que fez parte de alguns festivais menores durante 2021, mas que a partir de agora, deve ganhar mais destaque por entrar para a lista de indicados ao Oscar.
‘A Felicidade das Pequenas Coisas’ é um filme que apresenta um jovem aspirante a cantor que, contra sua vontade, acaba assumindo um cargo para lecionar no interior de seu país, enfrentando problemas com o estilo rústico de vida local.