Clube News

Banco Central Prepara o "Pix Garantido" como Alternativa ao Cartão de Crédito

Publicado em 01/07/2024

Banco Central Prepara o

O Banco Central está desenvolvendo uma nova modalidade de pagamento chamada "Pix Garantido", que promete ser uma alternativa inovadora ao cartão de crédito. Embora ainda não haja uma data de lançamento definida, o serviço permitirá que os clientes façam compras parceladas utilizando o Pix.

De acordo com o Banco Central, "O Pix Garantido é um produto na agenda evolutiva do Pix, porém ainda não foi lançado e não há previsão de lançamento. Nada impede que os bancos, desde já, ofereçam crédito e a possibilidade de pagamento em parcelas com o Pix aos seus clientes".

A diferença fundamental entre o Pix Garantido e o cartão de crédito reside nas regras de funcionamento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explicou que, no caso do Pix Garantido, os usuários precisarão ter o dinheiro disponível na conta corrente para cumprir os pagamentos nas datas de vencimento das parcelas. Se o cliente não tiver fundos suficientes, ele poderá entrar no limite do cheque especial, convertendo a transação em uma operação de crédito sujeita a cobrança de juros.

Como o Pix Garantido ainda não foi regulamentado pelo Banco Central, não há informações detalhadas sobre os juros ou outras regras específicas. No entanto, a modalidade deverá funcionar de maneira similar ao crédito rotativo do cartão, oferecendo uma opção de parcelamento mais equilibrada.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, comentou sobre a importância do Pix Garantido no ano passado, afirmando que a nova modalidade será uma alternativa significativa para o parcelamento de compras. "É super importante, estamos fazendo várias políticas com o PIX crédito, que vão desafogar e dar alternativas. Mas a nossa ideia era dar uma opção que passasse por ter um parcelamento, e não ter o [crédito] rotativo [do cartão]", disse Campos Neto em agosto de 2023.

Banco Central Prepara o "Pix Garantido" como Alternativa ao Cartão de Crédito

Diversas instituições financeiras já começaram a oferecer serviços semelhantes ao Pix Garantido, operando como uma linha de crédito com cobrança de juros e incidência de IOF. As taxas variam conforme o número de parcelas e o valor da compra, exigindo atenção dos clientes ao contratar o serviço.

Além do Pix Garantido, o Banco Central planeja lançar outras novidades em outubro: o Pix Automático e o Pix Agendado. O Pix Automático permitirá o agendamento de débitos recorrentes, como contas de água e luz, mensalidades escolares, academias e parcelamentos de empréstimos. O Pix Agendado será útil para mesadas, doações, aluguéis entre pessoas físicas e pagamentos de serviços recorrentes, como diaristas e terapias.

Com essas novas funcionalidades, o Banco Central busca expandir ainda mais o alcance e a conveniência do Pix, proporcionando aos usuários mais opções para gerenciar suas finanças de forma eficiente e segura.
 
 
4o