

Clube News
Avião arremete pouso para evitar colisão com jatinho que se aproximou da pista sem permissão
Publicado em 22/02/2022

No último dia 15, uma quinta-feira, o Aeroporto Internacional de Guarulhos foi palco de uma situação delicada quando um jatinho cruzou a pista do Aeroporto sem autorização, fazendo outro piloto arremeter sua aeronave para evitar uma colisão.
O avião da Gol vinha de Brasília e se preparava para pousar em Guarulhos, quando recebeu um alerta da controladora de voo:
“Gol número 434 arremeta, Gol número 434 arremeta”.
Arremeter é um procedimento padrão realizado para interromper um pouso, algo que pode ser motivado por condições meteorológicas ou algo na pista que possa ser algum obstáculo como pedras, animais ou até mesmo, como foi o caso, um outro avião. Em tais situações, o piloto pode também arremeter depois de tocar o solo, algo que é considerado seguro.
A empresa Gol soltou um comunicando explicando que, após o procedimento, a aeronave prosseguiu para realizar o pouso em segurança. Confira:
“A Gol esclarece que uma arremetida nada mais é do que descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso”.