

Clube News
Homem causa explosão ao acender churrasqueira
Publicado em 17/02/2023

Um indivíduo em Sumaré (SP) protagonizou um incidente após jogar álcool na churrasqueira, gerando uma explosão que foi registrada por uma câmera de segurança na última segunda-feira (13). O fogo teria sido ocasionado pela evaporação do etanol, que é altamente inflamável e produz vapores que servem como combustível para o fogo.
Para evitar acidentes com churrasqueiras, é aconselhável não utilizar substâncias inflamáveis próximas à chama, seja líquido ou gel, segundo orientação dos Bombeiros. No vídeo, é possível observar que a explosão ocorre imediatamente após o contato do álcool com a brasa acesa, causando queimaduras graves no rosto, braços e peito do homem.
Por sorte, as duas crianças que estavam próximas ao local conseguiram escapar ilesas. O indivíduo fugiu em chamas em direção à rua e encontra-se hospitalizado em estado estável com queimaduras de segundo e terceiro grau no rosto, braço e virilha, sob cuidados médicos na Unidade Básica de Saúde do Matão.
Dicas para evitar acidentes na churrasqueira:
- Evite o uso de líquidos inflamáveis ou qualquer substância próxima da chama;
- Abanar a brasa é uma forma segura de aumentar a chama;
- Cuidado com fagulhas que podem causar incêndios em roupas ou objetos próximos;
As substâncias inflamáveis, como álcool, solvente, gasolina e detergentes sintéticos, produzem vapores que pegam fogo em temperaturas abaixo de 60,5ºC, segundo a Cetesb. A explosão na churrasqueira pode ocorrer pela combinação dessas substâncias inflamáveis com uma fonte de ignição, como chama, superfície aquecida ou fagulha.
O álcool, por exemplo, pode emitir vapores inflamáveis mesmo em ambientes abertos com temperatura de cerca de 18ºC, podendo causar um incêndio ou explosão, como visto no vídeo. Para controlar um incêndio é necessário inibir um dos quatro componentes do fogo: combustível, oxigênio, calor ou reação em cadeia.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo recomenda resfriar, abafar, remover o material ou impedir o contato entre os três para extinguir o fogo.